sábado, 16 de julho de 2011

O QUE É ESTRESSE

 O estresse é uma reação do organismo a fatores externos desfavoráveis. Inicialmente, é apenas uma espécie de “alerta” do corpo, com a descarga de adrenalina na corrente sanguínea, alem disto o estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.







AS CONSEQUENCIAS.


Ciclo do Estresse.

  O estresse pode trazer algumas consequências ao próprio corpo, tais como: distúrbios respiratórios, dores de cabeça, dificuldade de concentração e de memorização e doenças gastrointestinais e pode ir mais além, trazendo consequências psicológicas como a irritação, tensão nervosa, tristeza, depressão, mal estar, entre outros. Segundo alguns cientistas, o estresse tem três categorias, sendo a primeira, à fase de atenção quando o indivíduo percebe o motivo do estresse e sua capacidade de conviver com ele. A segunda fase é aquela de resistência ao motivo por muitas vezes banal que leva ao estresse por um longo tempo, trazendo consequências, tais como: mal estar ou problemas de memória. A terceira fase é a que deixa o indivíduo exausto e esgotado em relação a todos os seus recursos psicológicos de capacidade de lidar com o motivo do estresse, assim resultando no surgimento de consequências mais graves, tais como: pressão arterial elevada, psoríase (é uma doença de pele incurável e não contagiosa) e até a morte repentina. Sendo assim, é importante analisar o motivo quando estiver estressado ou o que está por trás dele, podendo ser: uma preocupação ou uma ansiedade, você deve solicitar ajuda para resolver o problema antes que este se torne grave. E mais que isso, tente mudar a sua maneira de ser e encarar as situações, seja uma pessoa menos preocupada ao extremo com você mesmo, respeite seus limites e os das demais pessoas e entenda que você jamais será perfeito.


EVITE O ESTRESSE.

O corpo fala, então comece prestar mais atenção em seu corpo e respeite seu limite.
Durma pelo menos 8 horas por dia, tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos, se dedique a alguma atividade prazerosa, como ouvir música, dançar. Enfim, tenha um hobby, converse com outras pessoas, tire férias sempre que possível, aproveite os fins de semana, tente se preocupar menos.
Relaxe através de técnicas específicas, como exercícios de respiração profunda, relaxamento muscular; meditação e comece a fazer uso de massagem.


 





Para pensar!

"Vencer não é competir com o outro, é derrotar os seus  inimigos interiores, é a própria realização do ser."


Um poco de mim...

Sou terapeuta, aplico massagem terapeutica
Amo que faço, com respeito, carinho e dedicação ao corpo.
Tenho a convicção de que a massagem é prazer  do toque.
Quer conferir?
Entre em contato (11) 6810-9315
angel.massagem@hotmai.com  (@angel_terapi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário